19 janeiro 2010

ARTETERAPIA: Criando bonecas, costurando historias....


...alinahvando botões...


... costurando personagens...


Imagens de Angélica Shigihara

Em processo terapêutico a confeção de bonecas surgiu de maneira espontânea num dos primeiros atendimentos individuais realizado no início de minha caminhada profissional...
Lembrando esse processo maravilhoso, resgatado em recente encontro, compartilho achados de possibilidades com este tipo de trabalho....
 
BONECAS NEGRAS FEITAS COM SOBRAS DE PANO, SEM USO DE COSTURA OU DE COLA das Artesãs Livres Associadas Cooperativa Abayom
" A história das Bonecas Abayomi, começou com Lena Martins, uma maranhense militante do movimento de mulheres negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. Logo outras mulheres se juntaram ao movimento e fundaram a Cooperativa Abayomi, em 1988.
Inspiradas em personagens do cotidiano, contos de fada, circo e orixás, as Bonecas Abayomi, sempre negras, buscam o fortalecimento da auto-estima e reconhecimento da identidade afro-brasileira. São feitas de sobras de panos cedidas pelas confecções, que são amarrados, resgatando o fazer artesanal da forma mais singela, sem costuras e com o uso mínimo de ferramentas, enquanto questões sobre o racismo, sexismo e violência são refletidos. A Cooperativa também ministra cursos, oficinas e palestras". http://www.pontosolidario.org.br/bonecas_abayomi.htm

"A palavra abayomi tem origem incerta, em iorubá, significa aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome é comum na África do sul. No Brasil, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fadas e manifestações folclóricas e culturais.
As abayomis são bonecas de pano negras, feitas com sobras de tecido, amarrados um no outro, sem a utilização de costuras e com o mínimo de ferramentas. Elas são fabricadas com inspiração em personagens da mitologia, do folclore, como por exemplo, os reis magos, os orixás, as fadas, entre outros.
E vejam mais....
Foi tentando fortalecer a autoestima e o reconhecimento da identidade afrobrasileira que surgiram as abayomis. Elas são muito usadas como colar, representando um amuleto de proteção espiritual.
As bonecas abayomis foram criadas pela educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, Lena Martins. A artesã, de São Luiz do Maranhão, buscava um instrumento de conscientização e sociabilização da cultura negra. Assim como Lena, outras mulheres se interessaram pela causa e, em 1988, no Rio de Janeiro, fundaram a Cooperativa Abayomi.
A palavra abayomi é de origem oiruba e pode ser traduzida como “meu presente” ou “aquela que traz minhas qualidades”. O nome é muito usado na África do Sul.
Curiosidades: Na viagem para o Brasil as escravas negras rasgavam as barras das saias para fazer bonecas abayomi para as crianças brincarem. Já aqui no Brasil as escravas se reuniam todos os dias na senzala para confeccionar as abayomis pedindo saúde e prosperidade". http://unegrosc.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Olá ,me chamo Dolores e tenho uma Agência de Notícias na rede, a Afropress, que trata da questão étnico - racial brasileira, estou agora montando um e-commerce, a MUAMBAZAR e gostaria de ter bonecas abayomi para venda e divulgação dessa arte. Por favor, entre em contato.
    abraço! dolores.medeiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. devemos trabalhar com bonecas de pano negras e brancas nas escolas. pois elas são o suporte para descobrirmos a relção da criança com a família e como ela vê o outro. O artigo está ótimo. Parabéns servirá para minha pesquisa de folclore que é sobre bonecas de pano.

    ResponderExcluir