25 janeiro 2010

CUIDAR NOSSO OLHAR, NOSSA VISÃO, NOSSO INTERIOR

Na medida em que cuidamos de nossa visão interior, limpando pensamentos, alertas aos nossos sentimentos e emoções, estamos inteiros para novas vivências...(S.L.) 


Descobri que aquilo que intutivamente faço e pensava que me ajudava... tem fundamento. Hoje já é tema em programas de reeducação visual... para quem fica muito tempo frente a um monitor as dicas são simples... e sobre tudo preventivas.! Cuidar nossos olhos, o foco de nossas ações, nossas emoções, nossa alma.
Vai dica recebida de C.M.Costa, ex-aluna, agora colega...
..........................

O problema:
"...Diante de um monitor do computador, durante horas, os olhos perdem a elasticidade do cristalino e do músculo ocular, perdem os movimentos espontâneos, pois os olhos passam da tela para o documento e vice-versa, sem variar as distâncias para outros objetos: a falta de mobilidade dos olhos leva também a excesso de uso do foco central em detrimento da área periférica dos olhos, criando problemas na retina, visão em túnel e os conhecidos sintomas de excesso de sensibilidade a luz ou perda de qualidade de visão no final da tarde e a noite! Outro aspecto importante é a visão plana, bidimensional verso a tão necessária tridimensionalidade que os olhos querem. Cada vez se obtém menos uso dos dois olhos juntos e do cérebro que quer enviar informações tridimensionais e força mais um olho que outro, com graves conseqüências de visão: visão dupla, olho preguiçoso, diplopia, etc.
Na primeira fase quando decidir que vai assumir o problema da visão x computador e a decisão de alterar a situação na busca de bons resultados, vamos acrescentar alguns itens importantes para a nossa fórmula para a saúde dos olhos, sem esquecer a conscientização do stress e das conseqüências graves do uso errado dos olhos:
Implementar: dicas importantes: Tomar consciência e gerir a ansiedade, a agitação dos trabalhos que tem de ser feitos, datas e horários a serem cumpridos e respeitados. Dê mais tempo para organizar as suas mais atividades mais importantes, selecione o que é urgente, importante e o que pode ser feito mais tarde. Use diferentes auxílios para conseguir manter a calma e lembrar do que pretende fazer: coloque diversos lembretes (post-it) em pontos que utiliza mais: em cima do teclado, no celular, no telefone fixo, no espelho, dentro da carteira de dinheiro, por exemplo. Crie novos hábitos, associando, por exemplo, sempre fazer um exercício de visão quando está tomando o café ou no intervalo do lanche; ou ainda, quando atender uma chamada telefônica, olhar para longe e piscar, respirando profundamente.
Programar no seu computador e no seu celular um aviso de interrupção regular. No despertar, sair da sua cadeira, andar até a máquina de fotocópias ou arquivos ou à mesa do colega, olhar pela janela para a vista mais distante possível. Expandir! Se não tiver uma janela com vista para fora, coloque um calendário na sua mesa com uma ou várias cenas bucólicas, ou um quadro com paisagens contendo um horizonte distante.De forma regular olhe para estas cenas, relaxe e imagine-se ao longe, a ver montanhas, rios e oceanos. Fazer pausas regulares no trabalho, criar momentos curtos de relaxamento dos olhos, com movimento do corpo e respiração.
Boas intenções, novos hábitos. O importante é criar novos hábitos saudáveis para o corpo e para os seus olhos. Atenção para não deixar passar o tempo e só lembrar o que deveria ter feito quando já é tarde, já está sentado à TV ou cansado na cama com os olhos ardendo.A intenção é correta, os atos também tem de ser.
(...)aprender a cuidar dos seus olhos.
(...)encontrar formas de relaxamento, exercícios de visão e de corpo para enfrentar as tensões externas e resistências internas à mudança..."

Sylvia Lakeland.  Disponível: http://www.lakelandsylvia.com.br/  ...
* Artigo publicado no Jornal O Legado Holístico, n°7 5 http://www.iaol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário