27 maio 2009

Publicações, artigos interessantes sobre arteterapia de Alunas, ex-alunas, colegas, Professoras, Amigas

Fazendo Arte - www.ufsm.br/fazendoarte | Larissa Drabeski | 27/05/2009 09:20


A “ARTE” COMO TERAPIA E A “ARTETERAPIA”

http://coralx.ufsm.br/fazendoarte/alfa/readarticle.php?article_id=147


Arteterapia é o termo que designa a utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos.

O termo “arte” refere-se de modo geral a diversas linguagens artísticas. Fazer arte é salutar e trás diversos benefícios. O trabalho de arte pode ser revelador e proporcionar reflexões e insights, como se observa, por exemplo, no trabalho forte e expressivo da famosa artista mexicana Frida Kahlo que expressa em pincel e tinta toda sua dor existencial.


O termo “arteterapia”, todavia, designa um trabalho de profissionais que utilizam as “artes” como recurso terapêutico. É uma prática que usa os diversos canais expressivos das artes como: música, teatro, literatura, fotografia, dança, expressão corporal e em especial as artes plásticas, como facilitadores do acesso ao universo simbólico e imaginário do ser humano. Este acesso normalmente abre canais de expressão e elaboração de conteúdos internos, permitindo novas e positivas descobertas, a dissolução de conflitos emocionais e psicológicos, além de um maior conhecimento de si mesmo, gerando crescimento pessoal pelo desenvolvimento da personalidade. “A Arteterapia favorece o auto-conhecimento, através da utilização da comunicação não verbal, da linguagem plástica e da criatividade”. (Betania Norgren).


Difere de outras formas de trabalho com artes, porque a arteterapia tem fins e objetivos próprios, fundamentada em princípios terapêuticos específicos que norteiam a prática artístico-criativa, proporcionando experiências de criação, de auto-conhecimento e crescimento pessoal, sob o olhar e a orientação do arteterapeuta, com formação específica.


É indicada para adultos, idosos, crianças e adolescentes, não só em doenças, mas na promoção da saúde. Nas doenças atua especialmente quando a linguagem verbal é muito crua e dura para expressar experiências traumáticas e dolorosas.


No caso das crianças e adolescentes pacientes da oncologia, o benefício do uso da expressão plástica lhes proporciona um alívio de tensões e ansiedades; trabalha nos processos dolorosos de separação dos pais; auxilia na adaptação a um novo ambiente, devolvendo a autonomia e controle; trabalha com o medo e a ansiedade, focalizando na esperança; permite à criança falar por meio de símbolos e metáforas da sua dor, angústias e interrogações.


CONFIRA O PERFIL DE IRENE NA SEÇÃO"QUEM FAZ ARTE".

Irene Espíndola


Especialização em Arteterapia pelo Instituto da Família de Porto Alegre - INFAPA em convênio com o Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo.Estágio em Arteterapia no HUSM e Centro de Convivência Turma do Ique, com pacientes da oncologia pediátrica. Artista Plástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário