13 maio 2009

Arteterapia no Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses

No site do Projeto Vivendo e Reaprendendo .
Onde Maria Helena Piccinini, sócia da AATERGS, desenvolveu o atelier de arteterapia desde o 2005, juntamente com o trabalho constante e maravilhoso de toda uma equipe de voluntários coordenados por: SANDRA MARIA SOARES - CRMRS-9123
e MARIA HELENA RODRIGUES VIEIRA - CRP-07/11018


A equipe vem oferecendo para as pessoas com sofrimento psíquico um sério trabalho consciente e constante.
" O Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses tem como ação o Projeto Vivendo e Reaprendendo, que se propõe à reabilitação psicossocial particularmente dos pacientes com esquizofrenia e outras transtornos mentais graves. O Centro foi criado por um grupo de profissionais de saúde mental, com longa experiência em instituições públicas. Trata-se de um serviço inteiramente gratuito, aberto à população, independente da faixa econômica. As atividades foram iniciadas no final de 1999 e se mantém funcionando regularmente sem suporte financeiro efetivo. O local onde se realizam as atividades é cedido por uma organização religiosa, mas não é definitivo. Todos os trabalhadores são voluntários e o material utilizado é adquirido através da colaboração direta da comunidade, da rede social informal e do que é arrecadado em eventos promovidos com este fim".

http://www.vivendoereaprendendo.org.br/
............

CADERNOS ESPECIAIS

ARTETERAPIA NO CPIP

A ARTETERAPIA é o uso terapêutico da atividade artística no contexto de uma relação profissional por pessoas que experienciam doenças, traumas ou dificuldades na vida, assim como por pessoas que buscam desenvolvimento pessoal.

Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a sua auto-estima, lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.

A Arteterapia é sustentada por três áreas que são: A Psicologia, a Arte e a Arteterapia em si com seu corpo teórico, metodológico e sua história, sem perder o eixo comum, que é a base fenomenológica-existencial.

Da Psicologia usa-se pressupostos da Gestalt, bem como o aprendizado da postura, da conduta e do pensar terapêutico.

Das Artes, a prática de ateliê, a teoria da criatividade, história da Arte, assim como, fundamentos da Arte-Educação.

A partir de uma base Fenomenológica-existencial, onde o tempo presente é o foco da Arteterapia utilizamos recursos artísticos num contexto terapêutico, buscando construir uma relação com o paciente que facilite a ampliação da consciência e do auto-conhecimento do mesmo.

Os objetivos específicos da Arteterapia no CPIP, são os seguintes:

  • Criação de vínculos;
  • Tirar do mundo interno utilizando materiais concretos e estruturados
  • Estimular o potencial criativo do usuário
  • Conscientização corporal
  • Desenvolver recursos cognitivos e emocionais para lidar melhor com seu dia-a-dia
  • Desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico
Adaptado por arteterapeuta Maria Helena Piccinini

Livros sobre Arteterapia:
  • Percursos em Arteterapia – Selma Ciornai organizadora – Ed. Summus
  • Arteterapia – Métodos, Projetos e Processos – org. por Ângela Philippini - ed.Wak

Nenhum comentário:

Postar um comentário