08 maio 2013

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO - 8 de maio

O Dia do Artista Plástico brasileiro é comemorado o 8 de maio, data de nascimento do José Ferraz de Almeida Júnior.
Ele  é considerado o mais brasileiro dos pintores do século XIX. Sua obra é importante pela temática regionalista e social, pela primeira vez abordada em arte naquele tempo. O trabalho de Almeida Júnior forma, juntamente com o de Aleijadinho e de Tarsila, um triângulo que sustenta todo o ideal nacional de uma arte genuinamente brasileira.
Nasceu em Itu, São Paulo, em 8 de maio de 1850 e faleceu em Piracicaba no dia 13 de novembro de 1899.
Foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.


Saudade, 1899
Pinacoteca do Estado, São Paulo


Foi certamente o pintor que melhor assimilou o legado do Realismo de Gustave Courbet e de Jean-François Millet, articulando-os ao compromisso da ideologia dos destaques parisienses e estabelecendo uma ponte entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, característica essa que o tornou bastante célebre ainda em vida. De forma semelhante, sua biografia é até hoje objeto de estudo, sendo de especial interesse as histórias e lendas relativas às circunstâncias que levaram ao seu assassinato: Almeida Júnior morreu apunhalado, vítima de um crime passional.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_J%C3%BAnior



Angélica Shigihara, 1999
Aquarela sobre papel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário