18 abril 2018

Arteterapia ajuda crianças no Nepal a lidar com terremoto


Arteterapia ajuda crianças no Nepal a lidar com terremoto

https://www.goodnewsnetwork.org/art-therapy-helps-children-nepal-cope-earthquake/

Enquanto os nepaleses lutam para se recuperar da devastação do terremoto de magnitude 7,9 da semana passada, a arteterapia está ajudando as crianças a lidarem com a experiência traumática.

Crianças são especialmente vulneráveis ​​em situações de emergência. Ao longo dos anos, a arteterapia tem sido utilizada em ações de socorro em desastres como um meio altamente viável de alcançar crianças traumatizadas e vítimas de catástrofes naturais e guerras. As crianças colocam no papel o indizível – seus medos, suas emoções, seu luto. O processo criativo permite que elas revelem seu sofrimento, aliviando-se assim de sua carga psicoemocional.

Sneha Shrestha, fundadora do primeiro Museu de Arte Infantil do Nepal, está arrecadando fundos para oferecer arteterapia às crianças afetadas pelo terremoto.

“Sabemos que nosso papel será vital nos próximos anos, ajudando as crianças a lidar com o desastre”, disse Shrestha.

Várias organizações têm entregado toneladas de suprimentos humanitários ao Nepal como parte dos esforços contínuos para alcançar pelo menos 1,7 milhão de crianças que vivem nas áreas mais afetadas pelo terremoto.

Um grupo de voluntários do museu está colaborando com a UNICEF em espaços adequados para crianças, instalados em acampamentos informais em Katmandu. Mesmo simples como uma tenda ou uma sala de aula ao ar livre, esses "oásis" desempenham um papel fundamental para dar às crianças uma sensação de normalidade em meio ao caos. As crianças recebem um espaço seguro para correr, interagir e brincar juntas.

“Os espaços que criamos em acampamentos informais oferecem às crianças uma oportunidade de se divertir e continuar aprendendo quando ir à escola não é mais uma opção, ao mesmo tempo em que lhes oferecemos apoio psicossocial”, disse Rupha Joshi, oficial de comunicação de emergências do UNICEF.

Crianças precisam de estímulo e brincadeiras regulares. Espaços adequados para crianças são amplamente utilizados em emergências como primeira resposta às necessidades das crianças e um ponto de entrada para o trabalho com comunidades afetadas. De acordo com a International Child Art Foundation, pesquisas mostram que terremotos aumentam as taxas de problemas de saúde mental nas comunidades atingidas. Serviços de arteterapia foram considerados fundamentais para acessar os processos internos de jovens vítimas e ajudar as crianças a serem crianças novamente.

Para apoiar a campanha Indiegogo do Museu de Arte Infantil , clique aqui . Clique aqui para apoiar a UNICEF Nepal .