06 junho 2011

Seminário de capacitação profissional em dançaterapia.

Participei e foi delicioso...com a Prof. Sonia Lopez vinda da Argentina. 12 horas de puro movimento. Criando arte no ar, no espaço... Arte dentro de si, com os outros...com o entorno, uma redescoberta sim-fim...
Aconteceu nos dias 4 e 5 de Junho de 2011, no espaço de minha amiga, Daniela: AGAPE em Pelotas/RS.
Foi um bellísimo grupo de trabalho e produção... movimentando muitos processos internos...
Precioso!


03 junho 2011

Criatividade para aliviar as dores

Angélica Shigihara. Workshop em Pelotas/RS 2010

Entrevista para GRAMADO Site

Arte + terapia
Arteterapeutas são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia. Conhecem o desenvolvimento humano, teorias psicológicas, prática clinica, artística e o potencial curativo da arte. Segundo a presidente da Associação de Arteterapia do Rio Grande do Sul - AATERGS, Angélica Shigihara de Lima, o arterapeuta auxilia o indivíduo a colocar-se em contato com conteúdos internos, muitas vezes ocultos, negados ou fantasiados. “É mais do que fazer arte como terapia. O indivíduo descobre ou redescobre a si mesmo, experienciando toda a sua potencialidade", descreve Angélica.
Tratamento para todos
A arteterapia pode ser feita individualmente, com casais, famílias, grupos ou comunidades, independente de idade, sexo ou escolaridade, utilizando-se de diferentes linguagens. A palavra pode ser aplicada por meio de contos de fadas, criação de poemas, monólogos, dramatizações, teatro, fantoches e diálogos. O som através de diálogos musicais, sons guturais, instrumentos musicais, escuta e gravação de sons da natureza, das vozes, de aparelhos e outros ruídos. O movimento é usado com dança, expressão corporal, teatro. Na expressão plástica, utiliza-se da cor, formas bi e tri-dimensional, textura e ritmo com os mais diversos materiais plásticos (tintas, argila, papel machê, desenho com lápis de cera, colagem, entre outros), sucatas ou materiais da natureza (areias, sementes, galhos, pedras, penas, etc).
Angélica Shigihara. Workshop em HCPA - Porto Alegre/RS - 2010





Plenitude de vida
“Um bom encontro arteterapêutico propicia o auto-conhecimento, estimula a criatividade, potencializa a auto-estima ou a resolução de conflitos pessoais, familiares e grupais para quem atravessa processos de luto ou separação”, exemplifica Angélica. A arteterapia potencializa a reabilitação do paciente agregada ao trabalho de profissionais de outras áreas, que incluem saúde física e mental, centros de recuperação, escolas, instituições sociais, empresas, hospitais, entre outros. “Trabalhando as emoções, a arteterapia promove uma vida mais plena. Em trabalhos multidisciplinares, pode oferecer subsídios para diagnósiticos mais precisos. Em reabiliação, ajuda a superar a dor”, conclui.
Angélica Shigihara. Workshop em Buenos Aires/ARG - 2010


Artigo disponível: http://gramadosite.com.br/cultura/artes/id:14993
Imagens: Angélica Shigihara