19 agosto 2008

Gramado. Arteterapia no VIII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

Com Simone Castiel, Psicóloga e terapeuta de família apresentamos no VIII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar em Gramado, o Work-shop: ARTE, TERAPIA E FAMÍLIA, interseções da arteterapia e a terapia familiar.

Aconchegante e preciosa experiência: costurando nossas paixões: arte, sensibilidade, criatividade, expressão, transformação, possibilidades, terapia sistêmica, arteterapia.

Resumo do trabalho publicado nos Anais:

"A arteterapia tem a arte como mediadora e propicia o fazer, o explorar, elaborar, relacionar partes, transformar e refletir. A arteterapia com seu poder transformador pode estar dentro de um contexto de atelier como numa situação psicoterapêutica, trabalhando a potencialidade criativa do sujeito ou do grupo. A expressão visual vem a dar um subsidio que vai alem da representação do consciente. As figuras, imagens, sensações, cores, formas e as relações entre os elementos plásticos vem a conformar-se em uma representação não verbal. E é por esta razão que os recursos plásticos são muito úties como mediadores de idéias, pensamentos e situações e emoções. As produções de arteterapia criadas por uma família em tratamento provaram ser valiosas como instrumentos de avaliação novos modos de comunicação, e alavanca para mudanças. (RILEY, p.27).

A família esta se tornando criativa quando começa a contar suas historias, imaginando novos finais e encontrando novas verdades. Tornar-se consciente dessas variáveis e pode aumentar as chances de um bom resultado na terapia. (RILEY, p.31) ".