28 novembro 2012

MINI CURSO DE ARTETERAPIA COM A TEMÁTICA, “TEMPO DE PARAR E MUDAR”




Nos dias 30/11 e 1/12, estará em Pelotas a Arteterapeuta Angélica Shigihara para ministrar um mini curso de Arteterapia com a temática “Tempo de parar e mudar”.


A Arteterapia diz respeito ao uso de recursos artísticos em serviços terapêuticos. O uso da Arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais como de estimular auto percepção e crescimento pessoal. Em adição ao seu uso em tratamentos terapêuticos, pode ser usada também na avaliação de indivíduos, casais, famílias e grupos ela favorece o autoconhecimento, através da utilização da comunicação não verbal, da linguagem plástica e da criatividade.

O curso abordará a temática do tempo, o tempo necessário que o indivíduo precisa para conseguir ter qualidade nos seus atos, trabalhos e relacionamentos. As atividades serão conduzidas de forma prática, teórica e reflexiva.

O público alvo são profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, arte e a todos que queiram conhecer o processo Arteterapêutico.
As inscrições nos valores de R$ 100,00 (estudantes) e R$ 120,00 (profissionais), poderão ser realizadas no Ágape, espaço de arte (vagas limitadas).
Horário do mini curso: dia 30/11, das 18h30min às 21h30min e no dia 1º/12, das 9h30min às 12h30min.
Angélica Shigihara é argentina, Arteterapeuta, artista plástica, professora. Fez curso de Capacitação em Educação Especial: área das altas habilidades na UFRGS e Especialização em Arteterapia. Mestranda em Docência Universitária pela UTN-Buenos Aires. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa reconhecido pelo CNPq: “O Despertar da Inteireza um (re)descobrir-se” no PPGE/FACED/PUCRS Programa Pós-Graduação em Educação na PUCRS. Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação/ Altas Habilidades-ConBraSD e da Federação Ibero-Americana do World Council for Gifted and Talented Children-Ficomundyt. Secretária e Membro do Conselho técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades-AGAAHSD. Realiza projetos nas áreas das Artes, Cultura, Arteterapia e  Educação com adultos, adolescentes, crianças, estudantes de graduação e profissionais no desenvolvimento da criatividade, altas habilidades, expressão, sensibilização e relações interpessoais. Co-coordena o curso de formação em Arteterapia no INFAPA-POA, onde é supervisora e professora. Foi consultora da UNESCO para o MEC, na Unidade do Aluno do NAAHS-RS. Membro do Conselho Diretor da União Brasileira de Associações de Arteterapia-UBAAT.
Ágape, espaço de arte, Rua Anchieta, 4480, telefone (53) 30284480
·  ·

Pelotas, Capital Cultural: Minicurso de Arteterapia

O Espaço Ágape traz novamente a Pelotas a professora Angélica Shigihara, artista, arteterapeuta e pesquisadora argentina radicada no Brasil. Na tarde desta sexta (30) e manhã de sábado (1) ela ministra o minicurso teórico-prático de Arteterapia com a temática: Tempo de parar e mudar.

Este curso breve (6h) trata sobre o tempo que precisamos para obter qualidade em nossos atos, nossos trabalhos e nossos relacionamentos, à base de atividades da área da Educação Artística, de tipo prático, teórico e reflexivo. Está dirigido a todos os interessados em conhecer sobre Arteterapia, sejam da área da saúde, da educação ou da arte.

A Arteterapia utiliza recursos artísticos em serviços terapêuticos, baseando-se no fato de que o processo criativo pode ajudar a reconciliar conflitos emocionais e estimular a autopercepção e o crescimento pessoal. Além de apoiar o processo da terapia emocional, a Arte também pode ser usada na avaliação de indivíduos, casais, famílias e grupos, pois favorece o autoconhecimento, valendo-se da expressão não verbal, da linguagem plástica e da criatividade.

No Instituto da Família, em Porto Alegre, Angélica é uma das coordenadoras do curso de especialização em Arteterapia. Veja mais sobre ela no seu blogue Arteterapia Creatividad (bilingue). Informações sobre o curso em Pelotas: Ágape, Espaço de Arte: Anchieta 4480, fone 3028 4480 (estudantes R$ 100 e profissionais R$ 120)

http://pelotascultural.blogspot.com.br/2012/11/minicurso-de-arteterapia.html?spref=bl

14 novembro 2012

Ver ou mirar com os olhos da alma


Este texto tem muita relação com o trabalho de percepção e emoção que a arteterapia consegue elaborar e sensibilizar...

A POESIA DA VIDA NOS OLHOS DO POETA E DO ARTISTA

A Complicada Arte de Ver - Por Rubem Alves 

Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. “Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões – é uma alegria!
Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica.
De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões… Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”
Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementales”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta… Os poetas ensinam a ver”.

Uma simples cebola, um olhar na minha cuia...


uma obra de arte para ser vista!

12 novembro 2012

TALLER DE CREATIVIDAD EN EL ARTE Y EN LA VIDA


Un encuentro donde experimentamos y reflexionamos sobre la creatividad, y la potencialidad del ser.
Donde la propuesta fue:
Encontrarnos cara a cara con  nuestros bloqueos, dificultades y barreras que nos impiden crear y ser auténticos.
Ver los problemas en su esencia y ante ellos, percibir nuestras emociones, ver lo que nos presiona, sentir el vértigo, la tensión, el bombardeo, la presión del tiempo y el no tiempo ante el desafío de nuevas respuestas.
La posibilidad de asombrarnos nuevamente y sentir el placer, el deleite  y la comodidad de nuestra potencialidad humana.
Dejar volar la imaginación e inspirarnos.