04 abril 2012

Programa de Terapias Integrativas em MG

Estado de Minas Gerais aprova lei de implantação de terapias integrativas

A Assembléia legislativa do Estado de Minas Gerais instituiu, em novembro de 2011, o Programa de Terapias Integrativas para atendimento da população, objetivando seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida.
Na lei, destaca-se a implantação de terapias integrativas junto às unidades de saúde e hospitais públicos e a Naturologia está dentre as outras modalidades que são: massoterapia, fitoterapia, homeopatia, floral, acupuntura, hidroterapia e termais, cromoterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurvédica, bioenergética, oligoterapia, geoterapia, quiropraxia, iridologia, hipnose, psicanálise, reiki, trofoterapia, radiestesia, ortomolecular, ginástica terapêutica e terapia da respiração. 
As práticas naturais carecem de uma regulamentação adequada que assegure ao usuário qualidade e eficiência no atendimento e que garantam a liberdade do exercício profissional. Este projeto visa suprir a lacuna existente, contribuindo para a qualidade da profissionalização, capacitação e treinamento, bem como do exercício da profissão do terapeuta.
Diversos municípios já aprovaram lei de implantação de terapias integrativas na rede municipal e estadual de saúde, como Guarulhos (SP), Presidente Médici (RO), Diamante do Sul (PR), Itapira (SP), São Paulo (SP), Grão Pará (SC), Braço do Norte (SC), Erechim (RS), Vilhena (RO), Aracajú (SE), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Disponível em: http://naturologiaunisul.wordpress.com/2012/03/20/estado-de-minas-gerais-aprova-lei-de-implantacao-de-terapias-integrativas/